domingo, 17 de junho de 2012

EIXO DA CAMPANHA DO PSOL EM TAUBATÉ 2012


Eixos do programa de governo do PSOL para Taubaté
Eleições 2012
1 - Pagar a dívida social com o povo
O governo do PSOL em Taubaté terá como prioridade pagar a dívida social histórica com a população, especialmente com a população da periferia.
Para tanto suspenderemos o pagamento de toda dívida do município para promover a auditoria de todos os contratos e dívidas.
Como consequências das auditorias o Psol suspendeo pagamento extorsivo dos juros e amortizações, renegociando aquilo que não seja ilegal e ilegítimo.
Recuperar para os cofres públicos todos os recursos (financeiros e bens) desviados nos escândalos de corrupção e fazer com que os culpados, além disso, indenizem o município.
Toda arrecadação será destinada ao combate às desigualdades sociais e à geração efetiva de emprego e renda, tendo como princípio investir dinheiro público apenas em obras e programas públicos.
Combater a Lei de Responsabilidade Fiscal, que representa na prática uma restrição aos investimentos públicos, propondo a responsabilidade social.
Combate a política do Superávit primário que retira recursos do município.
2 – Uma cidade para todos
Os grandes empreendimentos imobiliários tornam Taubaté refém das empreiteiras e da especulação imobiliária. Financiamentos de campanhas de prefeitos e vereadores, os acertos entre o poder público e as grandes empresas garantem a estes contratos altamente lucrativos com a prefeitura em detrimento de políticas públicas que melhorem a vida da população.
O PSOL na prefeitura inverterá as prioridades, dando centralidade à periferia. Nossa cidade será governada por uma política urbana integradora, implementando um Plano Diretor que garanta direito à cidade para todos, ampliando investimentos em infraestrutura, programas habitacionais, transportes públicos e ocupando imóveis desocupados das áreas centrais como moradia.
3 Investir 30% dos impostos na educação
Uma das prioridades do PSOL será investir 30% da arrecadação de impostos no financiamento, manutenção e desenvolvimento do ensino, valorizando os professores e todos os profissionais do magistério, reduzindo o número de alunos por sala de aula e articulando um projeto global de desenvolvimento da educação em Taubaté, implementando a gestão democrática e participação da comunidade.
Não permitir que a municipalização do ensino afete e comprometa o direito ao trabalho de professores e funcionários das escolas da rede estadual que funcionam na cidade. Para o PSOL não tem sentido defender a educação na rede municipal e por outro lado tomar medidas que provocam o sucateamento e o desemprego em massa nas escolas estaduais da cidade e região.
O PSOL combaterá a política de terceirização da educação, promoverá concurso público e estruturação da carreira dos profissionais da educação (Plano de Carreira).
4 – Outro modelo de transportes
O caos no trânsito de Taubaté, com o crescente uso do automóvel e os inaceitáveis acidentes e mortes de ciclistas, apresenta uma situação catastrófica na mobilidade urbana, chegando ao limite da insustentabilidade. Predomina em Taubaté a mais insustentável forma de transporte, o automóvel individual.
Para o PSOL, a solução para a mobilidade urbana exige a mudança da matriz dos transportes, investindo massivamente no transporte coletivo subsidiando as tarifas rumo à tarifa zero, da busca da alternativa do transporte sobre trilhos, buscando ao mesmo tempo em que se adotam políticas para desestimular o uso do automóvel e reconhecer a bicicleta como meio fundamental de transporte regular. Propomos auditoria nas planilhas da empresa permissionária e a criação da Frota Municipal de transporte coletivo.
Ao mesmo tempo, é preciso dinamizar a economia na periferia da cidade, estimular a geração de emprego e renda e a instalação de equipamentos públicos qualitativos de educação, saúde, lazer, esporte, etc. também nas periferias como forma de diminuir a pressão sobre os transportes.
5 - Protagonismo popular contra a corrupção
O PSOL na prefeitura deve seguir a premissa do “mandar obedecendo”. Queremos que as importantes decisões da cidade sejam tomadas com ampla participação, fortalecendo dos conselhos populares, realizando um planejamento participativo, eleições diretas para a subprefeitura de Quiririm e democracia direta nos conselhos.
Promover o controle social sobre os mandatos do Executivo e Legislativo buscando maior participação da população de forma que sejam questionados salários e verbas da Câmara Municipal e gabinetes do Executivo. O PSOL defende que o vereador representa a população e deve fazê-lo democraticamente e não pode se portar como dono de uma carreira profissional na câmara.
Além disso, para combater a corrupção defendemos audiências públicas com controle social permanente nos órgãos e programas da prefeitura, e também no Legislativo, afastamento imediato dos suspeitos de irregularidades e diminuição drástica dos cargos de confiança com valorização dos funcionários de carreira.
6 - Nova política cultural contra a velha cultura política
A tarefa do PSOL será a de valorizar e promover a diversidade cultural, democratizando o acesso aos bens culturais e transformando cidadãos em produtores de cultura e comunicação.
Por isso apoiamos a criação de rádios comunitárias e também buscaremos a universalização do acesso à Internet entre outras formas de democratização da comunicação.
Taubaté possui uma tradição de cultura popular muito forte, tendo como exemplo maior as Figureiras da Rua Imaculada e as dezenas de grupos folclóricos que sobrevivem graças ao idealismo de seus integrantes.
Uma administração comprometida com a questão da cultura precisa olhar com carinho e compromisso para essas manifestações culturais que expressam com originalidade a alma e o modo de ser taubateano.
A mesma atenção devem merecer poetas, escritores, pintores, fotógrafos, cineastas, atores e todo artista taubateano hoje sem espaço e sem estímulo para produzir e mostrar sua criação.
Se a cidade deseja superar essa fase de triste crescimento da violência, ela precisa voltar-se na direção dos que vivenciam e produzem cultura na cidade e estimulá-los através de projetos e programas consistentes e realistas.
7 - Segurança pública é investimento social
A questão da escalada da violência em Taubaté não pode ser tratada com uma política meramente repressiva, como faz o governo do Estado, onde a polícia, apenas a polícia, é apresentada para solucionar tão grave problema. O fracasso da política de segurança no Estado tem levado à criminalizaçao da pobreza e dos movimentos sociais e o crescimento irrefreável de todas as praticas de violência.
O PSOL defende que a violência se combata na raiz, investindo em políticas sociais e de geração de emprego, dando à polícia um status cada vez mais civil (cidadão) e à repressão qualificada um caráter preventivo e comunitário, entendendo que a sociedade mobilizada é força ativa e necessária das mudanças sociais e da segurança pública.
8 - Saúde pública de verdade
Defendemos um programa que resgate o caráter público (SUS) da saúde com controle social, fazendo o aumento dos investimentos e serviços de qualidade a quem mais precisa.
Taubaté, hoje, além das mortes provocadas pela crescente criminalidade, tem no seu principal pronto-socorro uma média de 2 mortes diárias, o que é não só um fato absurdo, mas violação ao direito a vida.
Resgatar o pronto-socorro municipal e torná-lo um espaço a favor da vida e não da doença, fazer o mesmo com os postos de saúde espalhados pela cidade e, conforme os padrões defendidos pela OMS, oferecer a mais ampla assistência médica e hospitalar a população, além de forçar o governo de São Paulo a tirar das mãos das Organizações Sociais o Hospital Regional e HU, tornando-o público de fato, são objetivos importantes defendidos pelo Psol nessa campanha eleitoral.
Precisamos também caminhar na direção da construção de um verdadeiro hospital infantil e de um sistema de atendimento especializado aos idosos. Precisamos construir um Centro de Especialidades para pessoas portadoras do HIV+ e outras doenças.
Transformar os PAMOS em Unidades Básicas de Saúde ou PSF.
Importante no projeto de saúde é a questão dos dependentes químicos, hoje tratados em todo lugar como caso de polícia e não de saúde pública.
O Psol, conforme seu programa, também combaterá as terceirizações e privatizações na área da saúde.
9 - Direitos humanos e diversidade
É obrigação da prefeitura de Taubaté desenvolver políticas que promovam a universalização da luta pelos direitos humanos sem distinção, levando em consideração a necessidade de um estado laico e as especificidades de cada grupo social, tais como: mulheres, a população LGBT (LÉSBISCAS, GAYS, BISSEXUAIS E TRANSSEXUAIS), negros, jovens, idosos e pessoas com deficiência (Portadores de necessidades especiais), combatendo com políticas públicas específicas toda forma de discriminação, no emprego, no atendimento à saúde e na educação.
10 - Meio ambiente
Para o PSOL, não há como pensar em políticas públicas ambientais para as cidades, sem levar em conta como elas estão organizadas. Taubaté, sua economia, seu planejamento e obras é pensada para poucos. A maneira como ela se organiza, sua expansão, os equipamentos sociais acrescentados, a sua relação com a natureza e entre seus habitantes, tudo isso é feito para servir apenas uma minoria.
A expansão descontrolada da cidade e a especulação imobiliária, tem provocado a degradação do solo urbano e a eliminação de áreas verdes. A opção pelo transporte individual, em detrimento do transporte coletivo, aumenta a dispersão dos gases do efeito estufa, provoca lentidão e engarrafamentos e também a impermeabilização do solo, o que afeta diretamente a qualidade de vida da população.
Taubaté, em expansão acelerada, precisa de uma Reforma Urbana que incorpore uma perspectiva ecológica ao seu Plano Diretor garantindo que os interesses coletivos, de sustentabilidade e defesa da vida se sobreponham aos desejos do lucro a qualquer preço, evitando assim que a cidade se torne instrumento dos objetivos do mercado e do consumismo desenfreado e irresponsável.
Hoje, mais do que em outros tempos, Taubaté precisa ser devolvida aos seus cidadãos, que precisam ter garantia de acesso aos espaços e serviços públicos, à cultura, à educação, à saúde, ao trabalho, ao transporte e ao lazer, em uma relação sustentável consigo mesma e com a natureza.
O Psol criará legislações para proibir e controlar a monocultura do eucalipto, abertura e exploração de cavas de Areia, instalação de usinas termelétricas e da cultura transgênicas.

2 comentários:

  1. Espero que não percam a oportunidade da reportagem da revista Isto é. Taubaté tudo de novo? de novo a corrupção? denovo Taubaté na midia negativamente? ou Taubaté cada vez mais rapido pq ele nem chegou lá e já está com a mão grande.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Parabéns pelo plano de governo, com certeza é o melhor de todos e merece a confiança da população, espero que todos entendam isso.
    Gostaria de saber o motivo de não haver nenhuma referência à detentos, na parte de direitos humanos, ou ressocialização, nas reformas socias?
    Imagino que o candidato Jenis, como agente penitenciário, saiba das mazelas do sistema prsional e do preconceito existente na sociedade em relação a esas pessoas.
    Obrigado, e Grande Abraço.

    ResponderExcluir